sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Gravidez na adolescência

Na comunidade de Paraisópolis, segundo o Instituto Albert Einstein, o índice de gravidez é de 550 por ano sendo que 165 são adolescentes. Aproximadamente 22% de todos os partos são indesejados.
Os postos de saúde de Paraisópolis entregam anticoncepcional, camisinhas, atendimento pré-natal, acompanhamento dos bebês desde seu nascimento até seus 10 anos de idade, além de distribuírem cestas básicas e brinquedos.
Os postos existentes em Paraisópolis, também fazem campanhas educativas na comunidade para minimizar o número alarmante de gravidez na adolescência.
Tais projetos diminuem os casos de gravidez, além de tudo conseguir preservar a saúde daquelas pessoas que estão em idade sexualmente ativas, porém muita gente tem certo receio de pegar preservativo nos postos.
A Gravidez não desejada resulta no mundo entre 50 a 60 milhões de abortos anualmente, 20 milhões feitos em condições de risco. Até 10% de todos os abortos ocorrem em meninas de 15 a 19 ano. Adolescentes estão mais propícias a procurar abortamento em estado gestacional adiantado onde os riscos são maiores.
Os abortos ocorrem em razão de adolescentes não terem condições financeiras ou por serem solteiras.
Nosso mundo atualmente tem o maior índice de pessoas jovens já alcançados, sendo 1.1 bilhões de adolescentes entre 10 á 19 anos, 85% em países em desenvolvimento. Esses meninos e meninas enfrentam múltiplos riscos de saúde e reprodutiva.
Pesquisa realizada pelo nosso grupo, revela-nos que adolescentes precisam de educação sexual antes de tornarem-se sexualmente ativos.

Foram feitas as seguintes pesquisas para o trabalho:
Ligamos para o Instituto Albert Einstein e fizemos as seguintes perguntas:
- Qual o índice de gravidez por ano, na comunidade de Paraisópolis?
- Dentro desse número de grávidas por ano, quantas delas são adolescentes?
- Em que os postos de saúde contribuem para a diminuição desse número de gravidez na adolescência?
Consultamos as seguintes páginas na Internet:
http://www.einstein.br/portal2007/con-cham-enti.aspx?ic=519&iex=19&ix=207&id=74&id1=134
http://www.einstein.br/portal2007/con-nivel1.aspx?id=81&id1=167

Grupo:
Ana Caroline, Brenda Lorenna, Carlos Roberto, Daiane Lopes e Lucas Alberto.

Nenhum comentário: