sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Escolas em Paraisópolis - até o Ensino Fundamental I

Paraisópolis surgiu em 1970, junto ao bairro do Morumbi na região sul da cidade de São Paulo.
Hoje poderíamos definir Paraisópolis como uma pequena cidade, onde há oportunidades e também diversos problemas, dentre eles destacamos: saúde, moradia, trânsito e, principalmente, a educação infantil.
Somos cerca de 80 mil habitantes numa área de aproximadamente 100.000 metros quadrados. Desses 80 mil habitantes que moram em Paraisópolis, mais ou menos 15 mil são analfabetos. Uma pesquisa mostra que 31% dos 15 mil analfabetos são jovens entre 15 e 24 anos de idade.
O analfabetismo em Paraisópolis tem como principal causa a falta de escolas suficientes para atender a população, pois existem apenas duas EMEIs (uma em construção) cincos escolas de Ensino Fundamental I (sendo três municipais e dois estaduais), dois CEIs e duas ONGs escolares. Essas ONGs são financiadas por empresas e pessoas físicas.
A ONG Crescer Sempre é financiada pela empresa Porto Seguro que tem como diretor o Dr. Jaime.
Outra ONG que atua na área de educação em Paraisópolis, é a OGN Espaço Nossa Casa que é financiada pela instituição Pró – Saber, do Rio de Janeiro.



Paraisópolis tem aproximadamente 10 mil crianças de até 10 anos de idade conforme dados do posto de saúde Infantil da comunidade (Albert Einstein).
Conforme mostram as tabelas acima, há apenas 7438 crianças estudando na comunidade, ou seja, mais de 2500 crianças que moram em Paraisópolis têm que se locomover para outros bairros para estudar, outros estão em escolas irregulares e outros nem sequer estudam.

Fontes de Pesquisas:
Entrevistas nas secretarias das escolas de Paraisópolis.
Caderno do Estudo do Meio de Paraisópolis, produção da equipe de professores da Escola Pueri Domus – Unidade Crescer Sempre, julho de 2008.

Grupo:
Gabriela Jesus, Lucas Ferreira, Paula Helen, Sâmara Aguiar e Ulisses Souza

Nenhum comentário: